sábado, janeiro 26, 2013


Daquilo que eu vejo, sinto. E me calo.


Todos estão surdos, e mudos...




Até quando vamos aumentar nossos murros, colocarmos cercas e vivermos em gaiolas? Até quando nossas estruturas serão firmadas em cima de dinheiro e poder?
Enquanto a base da sociedade não for a educação do que adianta investir em segurança? Mais policiais corruptos, assassinos. Mais CDPs e penitenciárias. Pra que? Pra o crime crescer e se organizar - ainda mais - e nós permanecermos trancados? 

Sabe o que acontece, estamos cansados de discorrer sobre o tema, de nos depararmos com manchetes que nos amedronta, de vermos que crimes e mais crimes ficam apenas nas estatísticas. Aí vem aquele discursinho clichê de investir em educação.

Mas espera ai, investir em educação traz retorno? Para que queremos cidadãos pensantes? Não é mesmo governo? Pra moradores de áreas que não tem rede de esgoto se lembrarem disso e não se distraírem mais nas belas e arborizadas praças? 

Caiu a ditadura, a população pode enfim escolher seu representante - e até hoje escolhe mal, mas isso nada mais é do que espelho de quem os elege -, aumentou o número de estudantes nas universidades - e o número de universidade, e caiu a qualidade delas -, cresceu a desigualdade social e os problemas que já existiam ficaram maiores. Cresceu a marginalidade, a violência e, nós, ficamos a mercê de tudo isso. 

E a educação que pode transformormar a sociedade fica a espera de algum governante que não pense apenas no seu bolso. Pois, educação de verdade a gente só podera ver daqui há 20 anos, investindo hoje. Mas se mudarmos a forma de ensino, não apenas transmitir conhecimento, mas formando cidadãos.

Cidadãos que podem governar um pais, um estado, uma cidade e investir em educação, acreditando que a educação combate a criminalidade, que a educação gera emprego, que a educação pode mudar a realidade, não administradores que investem em educação porque de certa forma vão lucrar com isso. Porque hoje tudo se baseia no dinheiro, no quanto eu vou ganhar. 

A educação cria gente que não joga lixo no chão, que recicla, que tem melhores possibilidades de emprego, que pensa, que recebe bons salários, que acredita que a diferença entre uma pessoa que tem um carro importado do ano ou uma bicicleta, ou que anda de onibus, é apenas questão de preocupação com o meio ambiente.

Alguém precisa pensar. e mudar esta triste situação.



Subscribe

Licença Creative Commons