segunda-feira, outubro 11, 2010


Costurada por sonhos


“A vida ali é um deleite
Suave tal qual puro azeite
Na bela Cocanha
O povo se banha
Em rios de mel e de leite.”

Tatiana Belinky

Meu pai sempre me disse que para alcançar tudo o que queria bastava fechar os olhos, cruzar os dedos, respirar fundo, imaginar com muita força e um pozinho mágico cairia sobre mim. Ao toque de um carrilhão seria possível alçar altos voos, atravessar oceanos, desbravar a floresta encantada, navegar em alto mar, explorar a via lactea, combater o pirata e espantar o bicho papão.

Foi assim que construí castelos de areia, aeronaves de papel, montei cabana de lençois, barcos com remos de colher e na maioria das vezes corria da cuca que vinha pegar e logo dormia - raramente me arriscava a não fechar os olhos só pra ver se ela vinha mesmo.

Já fui bailarina da caixinha de música, boneca de pano, princesa dos sapatos de cristal, atriz, cantora, astronauta, a moça do tempo, biologa, historiadora, 'desenhadora', alpinista, patinadora, magica e encantadora. Vesti a capa do super-herói, me transformei em fada-madrinha e gata borralheira. Fui o que jamais poderia acreditar ser. Acreditando que as estrelas eram pontinhos de purpurina no céu, que minha casinha florida ficava no alto da colina, que um dia o príncipe azul salvaria todos nós e que a bruxa malvada morava em uma casinha de doces.

Desde meus primeiros aviõezinhos coleciono pequenos sonhos, algumas folhas de papel rabiscadas que me levam pra longe. Chego a tocar o infinito colorido que vibra feito um dedilhar de piano.

Vovó certa vez me disse que a vida é como as histórias que a gente escuta, conta ou lê, e que a gente é o que imaginamos ser, assim como a torta de espinafre que nos devora com os olhos, o boneco de açucar que cobre seus bolos, que mergulha na piscina de geleia e tem vida própria; assim como a menina que colocou sal ao invés de açucar no sorvete, lembra?

Costumava ler e reler histórias que sabia de cór. E mesmo sabendo de cór sentia todas às vezes a mesma emoção de quando abria pela primeira vez o livro, o cheiro do papel, as páginas grudadas .... o voo na imensidão.

Nem sempre a gente aprende com nosso pai a dar mortal na piscina, escorregar no tobogam ou ir sozinha ao carrinho de bate-bate, mas a coragem e o poder que ele me ensinou mora aqui dentro de mim, o poder de ser retalhada de sonhos, invenções e imaginação que às vezes vivem, morrem e transbordam aqui por dentro.

Subscribe

Licença Creative Commons