quarta-feira, setembro 14, 2011


E se não tiver foto?

Os tempos modernos trouxeram pra gente não só a instantaneidade das coisas como também o exibicionismo disso tudo.

Porque simplesmente não basta você estar lá feliz e saltitante fazendo compras na Tiffany em plena Champs-Élysées, é necessário ativar o foursquare, tirar fotos, publicar na internet e o povo todo curtir pra saber realmente que você esteve lá. – prova real mesmo, certificada e à cores, com datinha embaixo pra provar.

Será mesmo necessário fotografar cada momento para que ele se torne inesquecível? Será que paisagens belas, momentos únicos e sentimentos podem ser dissipados pela ausência de uma câmera fotográfica? Isso é suficiente para que ele desapareça de sua memória? Acho que não.

Ultimamente tenho reparado onde quer que eu vá que as pessoas têm se apegado demais a isso e deixado que suas vidas sejam regidas por esses vícios. Estou no shopping e tem lá os garotos tirando foto com a moto da exposição com suas mais belas poses. No parque é o grupinho de adolescente que resolve tirar foto bem ao seu lado só pra postar no ‘face’. No restaurante são as meninas que resolvem parar tudo para ‘pose pra foto: estamos jantando’.

Que loucura toda é essa? Precisa de tudo isso?

A gente pode fotografar um parto, um batizado, um casamento, happy hour com os amigos, seja lá qual outra comemoração que você queira inventar, mas o que mais importa pra mim, só a mim importa, e ninguém mais precisa ficar sabendo, se viajei ou não, não serão apenas as fotos que irão dizer, mas sim o que você sentiu. Sensações câmera nenhuma captura.

Existem viagens que a gente não precisa de fotos e fotos que são melhores serem esquecidas.

PS: Não que eu seja contra fotos, mas menos né gente?! Vamos ficar um pouco mais on na vida real.

Subscribe

Licença Creative Commons